Se você usa anticoncepcional, você não menstrua!

26/05/2022 às 16:30:23

 

Como sinalizei na imagem, quem faz uso de anticoncepcional, de fato, não menstrua. Continue lendo para entender! 

A menstruação é um acontecimento natural onde ocorre a descamação de um tecido que reveste o útero internamente, chamado de Endométrio que após a ovulação, se transforma para receber o óvulo fecundado, dando início à gravidez. Quando isto não acontece, ele se desprende, originando a menstruação.

As mulheres que usam anticoncepcionais, ocorre o bloqueio da ovulação. E na verdade o sangramento que ocorre na pausa da pílula não é o igual ao da menstruação que se diz “normal”.

Esse sangramento que vem em uso do anticoncepcional é chamado de sangramento por privação hormonal, referindo-se à pausa do medicamento. A queda nos níveis hormonais faz com que o revestimento do seu útero (o endométrio) se desprenda.

Tanto é verdade que, se não for feita esta pausa (iniciar uma nova cartela no dia seguinte ao término da anterior), o sangramento não acontecerá.

Conseguiram entender, meninas?

Então não se preocupe se sua "menstruação" na pausa do anticoncepcional estiver diferente do que era antes.

Ginecologia & Obstetrícia
CRM-CE 13.555 | RQE 8862

Telefone: (88) 99732-9838
Av. Dr. Guarani, 255, Centro
Sobral - CE