Mito ou verdade - Anticoncepcional causa trombose?

Mito ou verdade - Anticoncepcional causa trombose?

08/04/2022 às 20:02:28

Muito se fala sobre o risco de trombose ao tomar pílulas anticoncepcionais. Mas, será que é necessário toda essa preocupação extrema? Será que a pílula é o principal fator desencadeante da doença?

O grande vilão do risco de trombose é o estrogênio sintético, componente da maioria das pílulas combinadas, por alterar fatores da coagulação, predispondo a formação de trombo.Os contraceptivos contendo apenas progesterona na sua composição como a minipílula, DIU e Implanon não demonstraram risco significativo.

Não é necessário medo excessivo. Assim como todo medicamento, as pílulas possuem em sua bula os efeitos colaterais e precisamos estar cientes de tudo que envolve o uso do medicamento. O risco de trombose continua sendo muito baixo,sendo mais provável ocorrer por outros motivos (obesidade, tabagismo, gravidez, trombofilia , entre outros) e a pílula continua sendo um método contraceptivo muito utilizado.

Sendo assim, cabe a cada uma escolher junto com a ginecologista o melhor método.

Você já ficou com medo de tomar pílula e ter trombose? Quero saber.

Dra Priscilla Amorim.
CRM-CE 13.555 | RQE 8862

Telefone: (88) 99732-9838
Av. Dr. Guarani, 255, Centro
Sobral - CE