Existe relação da enxaqueca com o uso do anticoncepcional ?

Existe relação da enxaqueca com o uso do anticoncepcional ?

05/04/2022 às 19:57:52

 Se você sofre com enxaqueca e faz uso de anticoncepcionais combinados, ou seja, aquele que possui em sua fórmula estrogênio, então esse texto pode ser de grande ajuda para você.

É comum que as mulheres sofram mais com dor de cabeça e enxaqueca do que os homens, vejo isso frequentemente e estudos confirmam esse dado.

Para podermos escolher o tipo de anticoncepcional há necessidade de conhecermos o tipo e as características da dor de cabeça ( cefaléia ). A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça mais intensa, de caráter latejante e que pode causar incapacidade de suas atividades do dia-a-dia.Na grande maioria das vezes são acompanhadas de náuseas, vômitos e aura. Aura é descrita como a presença de sintomas visuais que antecedem ou ocorrem logo após o inicio da enxaqueca.

Nas mulheres com enxaqueca com AURA que há contraindicação na utilização de métodos hormonais combinados  independente  da via. Pois há uma associação com aumento de risco de infarto e de acidente vascular cerebral, que se eleva na utilização de hormonais combinados pela presença do estrogênio.

Mas, vale ressaltar que não acontece com todas as mulheres. Se você faz uso de pílulas anticoncepcionais e nota uma frequente dor de cabeça de forma acentuada, converse com seu médico ginecologista e se for o caso, mude seu método contraceptivo.

Lembre-se: somos seres individuais, temos nossas particulares.

Dra Priscilla Amorim.
CRM-CE 13.555 | RQE 8862

Telefone: (88) 99732-9838
Av. Dr. Guarani, 255, Centro
Sobral - CE