Anticoncepcional não trata SOP

Anticoncepcional não trata SOP

17/05/2022 às 16:14:32

É comum ouvirmos que o melhor tratamento para a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é o anticoncepcional. Será que é isso mesmo? Chegou a hora de esclarecermos esse assunto.

Primeiramente, para que se possa tratar ou até mesmo eliminar a SOP é necessário entender o contexto e o estilo de vida da mulher e não apenas analisar a situação isoladamente. Muitos hábitos podem estar por trás dessa doença, por isso é importante descobrir a causa para que ela possa ser tratada corretamente.

O anticoncepcional não vai curar e nem vai tratar a causa da SOP, ele vai apenas amenizar os sintomas, no entanto o problema continuará já que nada mudou no estilo de vida.

Então, como a SOP é tratada? O primeiro e mais efetivo método para trata-la é uma mudança de estilo de vida. O ganho significativo de peso piora a síndrome, alimentar-se bem e fazer atividades físicas revertem muitos dos sintomas.

Sendo assim, só o anticoncepcional não tratará as causas da SOP, e sim camuflará os sintomas. Por isso, cada paciente deve ser analisado de forma individual para achar a causa e trata-la adequadamente.

Achou essa informação interessante? Compartilhe com uma amiga!

CRM-CE 13.555
RQE 8862

Telefone: (88) 99732-9838
Av. Dr. Guarani, 255, Centro
Sobral - CE